Crédito Imobiliário


Definição

O crédito imobiliário é uma linha de crédito oferecida por instituições financeiras para a compra, construção ou reforma de imóveis, para moradia ou para comércio, também conhecido como financiamento imobiliário.

Essa linha de crédito é a mais utilizada nas aquisições de imóveis. Por ser uma linha de crédito com as melhores taxas e condições, os brasileiros recorrem ao Crédito Imobiliário para realizarem o seu sonho da Casa Própria.


Como Funciona

Para conseguir ter acesso a essa linha de crédito, é necessário ser maior de 18 anos, ter comprovação de renda e não ter restrições junto a entidades financeiras. Nos casos de financiamento de um imóvel, o primeiro passo é justamente uma análise do comprador que irá financiar o bem.

Após aprovar o crédito, os bancos partem para outra análise: a do bem que será financiado. Para isso, exigem os documentos sobre o imóvel e sobre o vendedor.

Atualmente as instituições financeiras trabalham com a alienação fiduciária do imóvel, ou seja, este imóvel ficará em garantia ao banco credor até a quitação completa do financiamento (muitas vezes por prazos de até 35 anos).

O banco só liberará o crédito se todas as documentações estiverem em ordem, sem processos, sem dívidas.

Com a documentação ok, o próximo passo é o banco pagar ao vendedor o valor negociado. A partir deste momento, o comprador deverá pagar ao banco as parcelas do financiamento, com uma taxa de juros pré-estabelecida no contrato.

Vale dizer que tudo isso é registrado também em cartório (Registro Geral de Imóveis - RGI).

O valor mensal e o período determinado em contrato para quitação variam de acordo com o total do financiamento, com a instituição e com a escolha do comprador. 


Sistemas de Financiamento

Existem dois modelos de financiamento imobiliário:

o Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e o Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI).

O SFH tem o valor máximo estipulado em 90% do preço do imóvel e a prestação só poderá comprometer até 30% da renda mensal do cliente. Este modelo só pode ser oferecido para pessoa física. O prazo para pagamento não poderá passar de 420 meses, ou seja, 35 anos.

As parcelas são formadas pelo valor mensal do financiamento mais as taxas de juros e a TR (Taxa Referencial).

Já no Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI), que pode ser oferecido para pessoas físicas ou jurídicas, o crédito varia entre 80 a 90% do preço total do imóvel e o prazo para pagamento também é de 35 anos, mas os juros costumam ser mais altos que as outras modalidades.


SAC x Price x SACRE

As principais formas de pagamento do valor das parcelas mensais são o Sistema de Amortização Constante (SAC), o Sistema Francês de Amortização, também conhecido como Tabela PRICE, e o Sistema de Amortização Crescente (SACRE).

No SAC, as parcelas são decrescentes e o saldo devedor diminui fixamente a cada pagamento.

Na tabela PRICE as parcelas são fixas, mesmo com o valor da amortização aumentando e as taxas diminuindo.

Já no SACRE as parcelas aumentam de acordo com o tempo de financiamento.

DICA NPO Credit: O Sistema SAC permite ao comprador pagar menos juros ao longo financiamento, uma vez que, por ter uma amortização contínua, a redução do saldo devedor do contrato ocorre de forma mais rápida, ocasionando menor incidência de juros e ao longo dos anos representa uma diferença significativa ao cliente. FIQUE ATENTO!